Kalayasa Fan Page

19 maio, 2010

Continuando com as ervas medicinais para praticantes de Yoga


O segundo grupo de ervas inclui aquelas que aumentam a energia física e a vitalidade. Em linguagem do Yoga e Ayurveda isso significa Prana e Ojas. Prana promove o entusiasmo, a coerência do pensamento, a adaptabilidade, a boa linguagem e, fluindo pelos nossos nadis já desbloqueados pelo grupo de ervas descritas acima e os outros métodos do Yoga, leva o praticante de Yoga a obter os estados mentais superiores, meta da prática. Ojas dá suporte para Prana, significando que, se uma pessoa utiliza métodos que aumentam o Prana, sem ter um bom e forte Ojas, tem como resultado, somente a agravação de Vata, oposta a todos os objetivos do Yoga. Ojas promove a longevidade, a paciência, a paz mental, o contentamento, a estabilidade e a imunidade física e mental.

Essas ervas são:

· Ashwagandha (Wittania sonnifera)

· Amalaki – a fruta que contêm a maior concentração de substâncias anti-oxidantes já conhecido na natureza

· Shatawari (Aspargus racemosus)

· Bala (Sida cordifolia)

· Kappikacchu (Mucuna pruriens)

· Alcaçuz (Glicyrrhiza glabra)

· Saw Palmeto (Serenoa repens). Muito conhecido no ocidente para o tratamento da hipertrofia prostática benigna

Elas devem ser tomadas com leite, açúcar mascavo e ghi para aumentar a potência tonificante.

Há um terceiro grupo de ervas importantes para o praticante de Yoga que inclui aquelas que têm efeito depurativo geral, digerem toxinas e ajudam a eliminá-las, para permitir que os dois grupos antereriores e, principalmente o segundo, possam agir, já que Ama (toxinas) e Ojas são antagônicos. Quando Ama aumenta inibe e reduz Ojas. Este grupo de ervas se aplica, de forma mais intensa e necessária, para as pessoas que têm Pitta ou Kapha como predominantes em sua constituição. Vata deve utilizá-las muito moderadamente, apesar pelo gosto especial dos Vatas por um processo depurativo!

Estão inlcuidas nesse grupo:

· Aloe vera

· Guduchi (Tinosporia codifolia)

· Genciana

· Bardana

· Berberis (Berberis aristata)

· Brahmi (Bacopa monnieri)

· Tanchagem

· Dente de leão

· Boldo

Podem ser tomadas com ghi ou aloe veral gel, mel e sucos de clorofila.

Muitas pessoas confundem as descrições que os Vedas fazem do preparo ritualístico de Soma, o néctar da imortalidade, com alguma prática ritualística dos índios sul ou norte americanos, que utilizam ervas que têm efeito alucinógeno e, como toda droga alucinógena, produz tolerância, ou seja, a pessoa precisa de doses cada vez maiores para ter os mesmos efeitos. Soma, como o Ayurveda explica, é o néctar originado pela sublimação de Ojas, no interior dos Yogis, durante a prática de meditação e mantras. Ojas se forma pela sublimação de Kapha, o que significa práticas de devoção (Rasa, o amor divino) e pelo sentimento unitivo que o Yoga promove e Shraddha (fervor). Também por manter a “cabeça fria” evitando emoções negativas e mantendo lucidez mental.

A menção às ervas nos Vedas para o preparo do Soma se refere à maioria das ervas descritas neste artigo, principalmente às do segundo grupo.

Dr. José Ruguê

www.suddha.org/blog

www.suddha.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário