Kalayasa Fan Page

09 março, 2010

Ayurveda para as crianças

Na alimentação a criança deve aprender e ser estimulada a comer somente quando tiver fome e aprender a diferenciar a fome orgânica, real, da ansiedade e compulsão por comer, especialmente as crianças Kapha. As crianças Vata devem ter seu apetite estimulado por ervas como gengibre e outros picantes suaves. Em geral elas são “crianças problema” em relação à alimentação porque são excitadas, muito ativas, com pouca fome e sentem que estão perdendo tempo nas brincadeiras quando param para comer.

Receita para estimular o apetite, a digestão e auxiliar nos problemas respiratórios e digestivos, principalmente para as crianças Kapha e Vata, mas também pode ser utilizado para as Pitta quando houverem problemas: suco de gengibre (3 colheres de sopa), suco de limão (3 colheres de sopa), sal (1 colher de chá) e açúcar mascavo (5 colheres de chá). O suco de gengibre pode ser extraído ralando o gengibre fresco e torcendo a massa em um pano ou colocando em uma processadora. Misture tudo e guarde na geladeira. Ajuste a dose, desde gotas para os bebês até uma colher de chá desta mistura pura para as crianças maiores, de 2 a 3 vezes ao dia quando queremos estimular a digestão e o apetite até várias vezes quando acriança está com problemas de muco, gripes, ou náusea e vômito.

Várias ervas aqui citadas são de uso comum entre os profissionais de Ayurveda também no Brasil. Consulte-nos para maiores informações.

Não se esqueçam que, neste pequeno artigo, demos apenas algumas linhas gerais da visão ayurvedica. Nada disso substitui a orientação do médico, mas realça a importância de cuidarmos de nossas crianças, tal como fica bem expresso no mantra que o pai, quando toma em seus braços o filho recém nascido, logo após ele ter saído do útero materno e, até mesmo antes de ser cortado o cordão umbelical, sussurra no ouvido direito (se for menino) ou esquerdo (se for menina): “Oh Filho (ou Filha), você nasceu de cada parte de meu corpo. Você representa minha alma. Possam as estrelas, os dias e as noites protegerem você por 100 anos”

Namaste.

Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior

Artigo que publicado na revista Prana Yoga Journal


Para ler mais sobre a matéria Pediatria em Ayurveda acesse o blog do Dr. Ruguê:

http://suddha.org/blog/2010/03/10/bala-veda-pediatria-em-ayurveda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário