Kalayasa Fan Page

10 setembro, 2016

Chegou! Rotina para controlar Vata dosha neste Outono

O outono começou no Brasil às 8h02 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20/3), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação vai até 21 de junho, quando começa o inverno.
Como já havíamos dito aqui no post anterior, o Outono é uma estação Vata. Repare nas características da estação:
  • seco
  • leve
  • frio
  • com vento
  • áspero
Ou seja, corresponde às mesmas características do dosha Vata, o que significa que devemos ter mais atenção na administração deste dosha em nosso corpo, não só para evitar transtornos Vata (constipação, espasmos, dor ciática, asma, medos, preocupações, etc), mas também porque é o dosha Vata que move os outros (Pitta e Kapha) e pode levá-los a sair de equilíbrio também.
A seguir, são recomendações gerais para o Outono, portanto, essas são sugestões e podem ser flexíveis. Para um programa individualizado, você deve consultar com um médico ayurvédico.

Vamos a rotina diária passo a passo:

No outono é ideal para acordar antes do sol nascer, se possível, quando tudo ainda está calma e pacífico. Raspe sua língua com um raspador de língua (o cobre é o melhor para vata e kapha, o aço inoxidável é bom para todos os doshas) e depois escove os dentes.

Depois de escovar os dentes, também é recomendado massagear a gengiva com óleo de gergelim. Isso ajudará a evitar recessão gengival, um problema comum no outono. Depois disso, gargarejo com o composto Dental Care (manipulado com haritaki), feito com 1 colher de chá do composto em pó em um copo de água quente por 10 minutos. Depois de feito o gargarejo com o chá, tomar o restante também é recomendado, pois isso ajuda a limpar o estômago e intestinos, e estimula apana vayu no cólon.
A farmácia Kalayasa Aushadi, já tem seu Kit para cuidados bucais (Kit para cuidados bucais, contendo um Composto Dental Care + Óleo de gergelim para massagear a gengiva + um Raspador de Língua + um passo a passo da rotina diária) 
Raspador de língua de inox

Composto Dental Care

Óleo de gergelim

Após isso, faça pranayama. Não é recomendado fazer muito hatha yoga antes de ter um movimento intestinal, assim fazendo pranayama primeiro vai ajudar a induzir uma evacuação. Básico nadi shodhana (respiração narina suplente) é um pranayama bom e simples que pode ser feito diariamente. Não se esforce muito ou faça pranayama se você se sentir ofegante, seu coração estiver com batimentos rápidos demais, ou se você tiver com dificuldades respiratórias ou estiver com depressão.
Nadi Shodhana Pranayama (significa purificação dos canais, tonifica, rejuvenesce e aumenta a energia). Faça um respiração completa alternando uma narina por vez.

Asanas que pacificam vata são pose de lótus, Vajrasana, a pose do camelo, cobra, gato. A saudações ao sol (surya namaskar) pode ser feita lentamente com consciência. Uma sessão de yoga deve sempre terminar com shavasana, ou a pose do cadáver para relaxar completamente e ainda obter os benefícios de toda a sessão.
Posturas indicadas para pacificar Vata 



Depois de asanas, você pode fazer mais pranayama antes da meditação, se você tiver tempo e se sentir tão inclinado. Tomar um banho mais quente pode ser muito bom especialmente para quem tem constituição Vata.  Boas cores para vata são o vermelho, laranja e amarelo. Branco também é uma boa escolha.

Alimentação apropriada

Um pequeno-almoço (café da manhã com sustância)  é importante durante esta temporada. Aveia quente, creme de arroz, creme de trigo, ou qualquer grão que acalma vata, com um pouco de ghee são boas opções. Quinoa é uma outra opção que é fácil de cozinhar.

O almoço deve ser ao meio-dia e incluem alimentos pacificadores de vata como arroz basmati ou kitchari e legumes no vapor, bem como chapatis trigo ou tortillas, como eles não têm fermento então não incham e não provocam gases estomacais e intestinais, por isso podem ser ingeridos a vontade. Evite comer salada durante o Outono, pois isso pode esfriar Agni (o fogo digestivo) e agravar Vata. Pessoas de constituição Vata podem tirar um cochilo de uma hora depois do almoço. 

O jantar deve ser em torno de seis horas e não mais tarde do que sete horas ou oito horas. Para aliviar as características de vata/outono e nutrir o corpo  é bom comer vegetais cozidos ou refogados, arroz com ghee, e sopas quentes. Uma boa sobremesa é creme de arroz ou de trigo com amêndoas descascadas. Evite beber água em excesso com suas refeições. Bebendo um pouco de água é bom, mas não mais do que um copo, pois isso retarda agni e perturba a digestão. Pela mesma razão, café e chá preto devem ser evitados após uma refeição. Melhores opções são os chás de ervas digestivas, tais como gengibre, ou erva- doce.

Mantenha-se quente e descansar bastante

Exercício vigoroso deve ser evitado durante o Outono, e as pessoas devem descansar e relaxar à noite. Deve-se ir para a cama cedo, as 9:30 ou 22:00. Leite quente é uma boa bebida antes de dormir, pois induz a um sono profundo natural. Ele também alimenta os tecidos reprodutivos em homens e mulheres. O leite deve ser tomado quente para ajudar a sua digestão. Aqueça o leite com uma colher rasa de chá de canela, noz moscada e açafrão, deixe ferver e então desligue o fogo. Despeje em um copo e deixe esfriar até o ponto onde não esteja tão quente para beber. Desta forma, você vai evitar a formação de muco.

Se você é sensível a leite, misture meia xícara de leite com 1/2 xícara de água e deixe ferver junto com uma pitada de gengibre em pó junto com as outras especiarias. Lentamente, ao longo do tempo você pode aumentar a quantidade de leite e diminuir a água. O leite de cabra é bom para pitta e kapha, enquanto que o leite de vaca é bom para as pessoas Pitta e Vata. Se você toma triphala toda noite, beba o leite pelo menos uma hora após o triphala.

Recomendações Gerais

É especialmente aconselhado  fazer nasya regular (nasal terapia) e auto-massagem com óleo durante o Outono. O melhor óleo nasya para esta temporada é o Vacha Taila. Três a cinco gotas em cada narina vai acalmar vata e limpar a mente. Depois assoar o nariz, sem tampar nenhuma das narinas, para eliminar o muco. Óleo recomendado para auto-massagem diária óleo Balashwagandha. 
Nasya
Auto massagem

Dê atenção especial ao Vata dosha, pois é responsável por todos os movimentos do corpo, incluindo o dos outros doshas, é particularmente importante gerir vata durante o Outono. É por isso que o Ayurveda recomenda fazer a limpeza e rejuvenescimento  durante este tempo, especialmente Panchakarma, um programa de limpeza profunda de uma semana.
Um programa panchakarma não é apenas uma boa medida preventiva, ele também pode definir o ritmo de uma rotina de Outono mantendo vata equilibrado e preparando o corpo para o inverno.

Terapias como a abhyanga (massagem com óleo quente) e shirodhara (derramamento de óleo quente na cabeça) também são boas medidas no Outono para neutralizar suas qualidades seco, fresco, e áspero. 

Se fazer um programa panchakarma total não é possível, então a rotina diária  descrita acima (feita em casa) combinada com  abhyanga, swedana e shirodhara pode ser muito benéfico. Lembre-se, tente ficar quente, mais terreno, e em sintonia com a época de mudança!
Shirodhara

Dito isso, a Kalayasa Pradhata não vai deixar você na mão e elaborou o KIT OUTONO - Alimentação Ayurvedica, você vai receber em sua casa um kit com as especiarias para o leite da noite, ghee e alimentos especialmente preparados para você manter sua rotina diária e alcançar o equilíbrio, e estar 100% preparado para o Inverno. São 5 itens e conta também com instruções e passo a passo.
Fazendo isso você, além de se manter saudável, evitará várias enfermidades e desconfortos típicos do inverno, terá o corpo mais nutrido, fazendo um tratamento diário e natural para o rejuvenescimento da pele, dos tecidos, dos órgãos e das células. 
O Outono já começou peça seu KIT OUTONO - Alimentação Ayurvédica e seu Kit de cuidados  Bucais e comece a praticar a rotina diária Ayrvédica para o bem estar e saúde.
Entregamos para todo o Brasil.


R$65,00 + Entrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário