Kalayasa Fan Page

25 julho, 2013

Dicas Ayurvedicas para Jet Lag

Dicas mais do que especiais para levar com vocês sempre que forem viajar.

Primeiro. O que é Jet Lag? Jet lag (descompensação horária) é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. 


Viajar longas distâncias atrapalha nosso relógio biológico e ritmos internos. Movimento, ar - ambientes climatizados e maior altitude aumento de Vata (o dosha espaço e ar). Desidratação, digestão lenta, insônia, tontura, ansiedade, atordoamento, jet lag, cansaço, irritabilidade, desorientação e constipação tudo isso significa um desequilíbrio Vata.

A beleza do Ayurveda é que, mesmo que não houvesse viagens de alta velocidade cinco mil anos atrás, existem registros claros de como evitar o jet lag e lidar com o desconforto.

Antes de sair de viagem:
Uma hora antes de sair: Mastigar um gengibre ou tomar um chá de canela em pó para fortalecer agni (fogo digestivo), melhorar a circulação e relaxar a mente.

No avião:
Para manter Vata em equilíbrio deve-se come alimentos que  pacificam Vata antes, durante e após o vôo. Veja a lista Alimentos para Vata.

1) Coma frutas cítricas. Gosto amargo mantém o cólon hidratado e fluindo.
2) Peça água em temperatura ambiente durante as refeições, sem gelo. Chás de ervas moderadamente quentes também são bons.
3) Peça para o vinho com as suas refeições em vôos internacionais. Três colheres de sopa de vinho aumento de agni (fogo digestivo).
4) Coma alimentos leves, simples. Não gorduroso, pesado, ou difíceis de digerir.
5) Amendoim e crackers são pesados, secos e difícil de digerir e aumentam vata.
6) Já as castanhas e amêndoas com um pouco de ghee e mel são boas para nutrir o corpo e manter a energia, especialmente para quem já é Vata.

Exercitar e meditar no avião.
Posições básicas do Hatha Yoga, de alongamento a cada 3 horas durante o vôo.
Medite para ficar aterrado. Sente-se com a coluna reta por 10 minutos observando seus pensamentos.

Depois de chegar ao seu destino:
Antes de ir para a cama, faça uma auto massagem, incluindo o couro cabeludo e as solas dos pés, com óleo de gergelim confortavelmente quente. Em seguida, tome um banho ou duche quente e durma.

Adaptar-se à hora local: ajuste seu relógio para o horário local  e vá para a cama e levantar-se, no mesmo horário que você faria em casa. Resista ao impulso de tirar um cochilo, isso prolonga o jet lag.

Luz solar reduz jet lag. Quando você chegar ao seu destino, vá lá fora e fique exposto ao sol por 20 minutos. Banho de sol repõe o relógio do corpo para a hora local e estimula o estado de alerta do cérebro.

Atenção ao desequilíbrio Vata e continue comendo alimentos de anti-vata. Evite alimentos crus, como saladas, frutas secas e batatas fritas, e escolham os alimentos quentes e úmidos, como legumes cozidos, lentilhas e sopas quentes. Kitchari com Ghee é uma refeição perfeita para esta ocasião, pois é nutritivo e fácil de digerir.

Leite de amêndoa antes de dormir alivia atordoamento, ansiedade e outros sintomas relacionados ao Vata desequilibrado. Misture as amêndoas embebidas em um copo de leite quente, uma pitada de cardamomo e açafrão, e uma colher de chá de açúcar mascavo ou mel.

Triphala é o melhor remédio para a constipação. ½ a 1 colher de chá de Tripahala em pó com uma xícara de água quente vai manter seu intestino funcionando corretamente. (Peça seu triphala aqui).

Remédios fitoterápicos: Uma mistura de ervas calmantes e relaxantes da seguinte lista pode ajudar o sistema nervoso acomodar melhor viagem - Brahmi Jatamansi ou Composto Yoga. Coloque uma colher de chá desta mistura em uma xícara de água quente por 10 minutos. Tome esta bebida de ervas de 1 a 3 dias com mel ou açúcar mascavo orgânico, de manhã e de noite, para reduzir o excesso de vata. Temos também em cápsulas para quem tiver dificuldade de tomá-las como chá ou se não houver meios para ferver uma água.(Peça seus medicamentos aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário