Kalayasa Fan Page

24 fevereiro, 2012

Dia de receita!!!

A receita de hoje é... Chapati
Tradicional pão feito sem fermento. Presente sempre na refeição principal. Pode-se comer com vegetais, feijão, etc. Também cortados em pedaços com a mão e utilizado para pegar os alimentos como se fosse uma colher.

Ingredientes
200 gramas de farinha de trigo integral
100 gramas de farinha de trigo branca
1 pitada de sal 
Água morna
Manteiga ou margarina
Modo de Preparar
Numa tigela junte as farinhas de trigo e o sal, acrescentando água aos poucos. Sove a massa até ficar lisa e firme. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Forme bolinhas de 4 cm de diâmetro e abra cada uma até obter círculos de mais ou menos 15 cm de diâmetro e 3 mm de espessura.
Aqueça uma chapa de ferro (fig. 5) ou uma frigideira de fundo grosso e coloque sobre ela o chapati por 1 ou 2 minutos. Quando estiver ressequido pegue-o com um pegador, tipo pinça, e leve diretamente ao fogo ( para isso é recomendado dois “bicos” do fogão acessos). Um para fazer o chapati inflar e o outro bico para tostar as bordas (fig. 6). Ao terminar cada chapati espalhe a manteiga ou margarina no mesmo. Deixe-os cobertos com um pano seco e em uma pilha (um sobre o outro) para mantê-los quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário