Kalayasa Fan Page

14 outubro, 2011

Ayurveda e os elementos

Os cinco elementos

Os antigos sábios usavam a teoria dos cinco grandes elementos, ou, em sânscrito, mahabhutas — também conhecidos como os cinco grandes estados de existência material —, para explicar como as forças internas e externas se unem.
 

Éter
Ar
Fogo
Água
Terra
No universo
Grande espaço vazio, o vácuo onde tudo o que existe se insere
É o ar que preenche todo o espaço vazio
Representado pelo sol que permite a vida no planeta Terra
Oceanos, mares e rios
Solo sobre o qual caminhamos no planeta

No ser
humano
Espaço vazio que existe entre os nossos órgãos e células
Ar que preenche nossos pulmões
Representado por agni, metaboliza todas as informações que captamos do universo
Setenta por cento de nossa constituição física, mantém a circulação e a lubrificação
Órgãos, músculos, ligamentos e tendões em nosso corpo


Os três doshas
Esses cinco elementos ou forças organizam-se em três princípios essenciais: movimento, metabolismo e estrutura. Combinados em proporções únicas e individuais, eles são responsáveis por todas as funções de nossa mente e de nosso corpo, gerando nossa constituição psicofísica, ou dosha (palavra sânscrita, pronuncia-se “dôsha”). Os doshas podem ser entendidos como três biótipos: vata, pitta e kapha — que são, efetivamente, ar, fogo e água, respectivamente.

Vata
União de espaço e ar. Vata é o princípio da energia cinética. Regula todo o movimento do corpo e da mente. Tudo o que se move, da molécula ao pensamento, o faz por causa de vata. Em sânscrito, significa literalmente “aquilo que movimenta as coisas”.

Sua função é colocar a energia em movimento e dar-lhe uma direção. Diz respeito principalmente ao sistema nervoso. É responsável por: pensamento, atividade neuromuscular, respiração, circulação e movimento peristáltico. Está diretamente conectado ao tecido (dhatu) osso.

Qualidades do elemento ar: frio, leve, seco, irregular, violento, inconstante, ágil e instável.

Pitta
Resultado de fogo (muito) e água (pouca). Regula a fome, a sede e todos os processos de transformação que ocorrem no corpo, como a digestão. Representa o metabolismo e a energia potencial, que dá brilho ao olhar. Em sânscrito, pitta quer dizer “aquilo que digere as coisas”. 

Sua função é gerar energia. Diz respeito principalmente aos sistemas digestivo, endócrino e enzimático. É responsável pela clareza mental, percepção visual, digestão, metabolismo e regulagem da temperatura. Está diretamente conectado ao tecido (dhatu) sangue. 

Qualidades do elemento fogo: quente, leve, intenso, perspicaz, mordaz, impetuoso e cáustico.

Kapha 
Mistura terra e água. É a influência estabilizadora que lubrifica, mantém e contém. É o dosha responsável pelo acúmulo de gordura no corpo e retenção de líquidos. Em sânscrito, kapha é “aquilo que mantém as coisas juntas”.

Sua função é regular a energia. Diz respeito principalmente ao sistema linfático. É responsável por dar suporte e nutrir o sistema nervoso, lubrificar o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regular água e gordura. Está diretamente conectado a cinco dos sete tecidos (dhatus) do corpo humano: plasma, músculo, gordura, medula e fluido reprodutivo.

Qualidades do elemento Terra: frio, pesado, sólido, estável, suave e lento.

Próximo post: Desequilíbrios e Equilíbrios 

Por: http://yogajournal.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário