Kalayasa Fan Page

02 março, 2011

Sabores da Índia - Masala Digestiva

Até estabelecer uma rota de comércio com a Índia, o Ocidente não sabia o que era sentar à mesa para degustar pratos que combinassem beleza, aroma e sabor. Aventureiros europeus, à serviço de suas devidas Coroas, se lançaram ao mar em busca daquilo que era o maior sonho de consumo das bandas de cá do Mundo: as especiarias. Ainda vistos como uma das maiores riquezas do Oriente, esses condimentos e aromatizantes vegetais podem ter o sabor realçado pela massala, uma mistura precisa de ingredientes que faz da culinária indiana uma alquimia inigualável.

A massala é o segredo (revelado, aqui) da gastronomia hindu. O cozinheiro que souber combiná-la com legumes, verduras e até o trivial arroz, pode elaborar pratos de sabores particulares e muito saudáveis.



As especiarias em geral regulam e estimulam o apetite, neutralizando as propriedades pesadas dos alimentos. Ajudam na limpeza dos canais (nadis), queimando toxinas (Ama) e consequentemente promovendo a saúde física e mental.

Na terapia Ayurveda existem preparações especiais feitas à partir de combinações de determinadas plantas, condimentos, óleos vegetais, frutas secas e outros produtos naturais.
Quero apresentar hoje uma Masala Digestiva, que contém: erva-doce, cominho, coentro, gengibre e açafrão.
Erva - doce ou Pimpinella anisum: indicado para acidez estomacal, alivia cólica intestinal e gases.
Cominho ou Cuminum cyminum: antiespasmódico, carminativo, estimulante.
Coentro ou Coriandrum sativum: indigestão, alergia, febre.
Gengibre ou Zingiber officinale: aumenta apetite, trata indigestão, nasea.
Açafrão ou Crocus Sativus: estimulante, indicado para anemia, desordens do fígado, depressão.

A maneira mais indicada de uso das Masalas é refogando o pó rapidamente em uma panela com um pouco de ghee ou óleo vegetal da sua preferência para que as especiarias liberem o seu sabor e suas propriedades. Depois é só misturar o resto dos ingredientes, vegetais, grãos, arroz ou o que for ser preparado.

Algumas combinações de masalas podem ser usadas diariamente com viés terapêutico, como a masala digestiva, garantindo, além de uma refeição mais saudável, um sabor especial.

Para adquirir sua Masala Digestiva, ligue para (34) 3224-6034 ou envie-nos um email: kalayasaaushadi@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário