Kalayasa Fan Page

18 novembro, 2010

Tratamento Ayurvédico contra o "mal do século" - depressão

Cadernos de Yoga pergunta - "Entre algumas doênças que se destacam pela popularidade, a depressão é conhecida como o "mal do século". Como o Ayurveda vê a depressão e seu tratamento?"

"Realmente a depressão tem se tornado epidêmica e mesmo muitas pessoas têm sido rotuladas de depressivas e medicadas, quando elas se sentem frustadas. De forma muito simples e didática poderíamos dividir a depressão em três tipos: 1. Aquela proveniente da frustração, como magistralmente o sábio Patanjali coloca no Yoga Sutra quando trata do tema dos klésas. A vida é permeada pela frustração devido à falsa percepção de nossa própria essência e natureza. Não sabendo realmente quem nós somos, nos identificamos com aquilo que não somos, ou seja, com nossos pensamentos, emoções, sentimentos. Isso gera desejo, que leva ao apego e aversão. Esse processo, só interrompido pelas reais experiências espirituais da plenitude do contato com o Atma, ou Ser, leva à constante frustração e o único medicamento para isso é, como diz Sri Krishna e o próprio Patanjali, abhyasa ou a prática constante do Yoga ou a prática do desapego."
"2. Mas podemos ver outro tipo de depressão gerada pelo consumo excessivo de nossa energia. Nossa máquina psicofísica gasta energia excessiva com o estresse prolongado e, daí, consumida, não é capaz de manifestar motivação, vontade, disposição, entusiasmo. Essa é uma depressão de origem vata, de acordo com o Ayurveda e é tratada com mudança de estilo de vida, melhor administração de nossa energia e tônicos à base de ervas e práticas do Yoga."
"3. Podemos, ainda, ver um terceiro tipo de depressão causada pela inibição das funções físicas e mentais, provocada pela formação de ama (biotoxinas) físicas e mentais. Neste grupo se enquadra a maioria das depressões chamadas orgânicas, devido ao fato de que estas toxinas inibem a formaçõa de serotonina, dopamina e outros neurotransmissores, Isso se trata com a digestão e eliminação das toxinas e, depois, tonificação. Aqui se enquandram os precessos de excesso de kapha e baixo agni."
 Fonte: Entrevista (Toga na prática) com Dr. Ruguê para a revista Cadernos de Yoga - Primavera 2010- 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário