Kalayasa Fan Page

28 setembro, 2009

"As novas calorias"

Na Revista Super Interessante do mês de Outubro, dentro das chamadas SuperNovas, publicaram a repostagem As novas calorias, onde dizem ter descoberto recentemente através de estudos que alguns alimentos podem ter bem menos calorias do que se acreditava. Assim o nutricionista inglês Geoffrey Livesey inventou um novo método de contar as calorias que leva em consideração a textura e o modo de preparo dos alimentos.
Através destes estudos descobriram certas informações que na Ayurveda são básicas, como por exemplo, os alimentos cozidos podem engordar menos por serem mais fáceis de digerir.
Porém ao final da reportagem afirma-se que a FAO (agência das Nações Unidas que determina os padrões globais de nutrição) não vai adotar este novo método de análise dos alimentos para contagem de suas calorias porque teme que ela possa agravar a epidemia de obesidade no planeta. E a frase final da autora da reportagem: "E tem certa razão nisso: afinal, as pessoas já
comem demais."
Quando parecia que se aproximavam de uma verdade para o bem de todos, a autora e as "autoridades" que determinam os padrões preferem não aprofundar no assunto ou até desconsiderar por achar que as pessoas poderão ultrapassar os "limites estabelecidos", no entanto, o Ayurveda continua defendendo o princípio já ensiando pelos Sábios do passado que recomenda os alimentos mais cozidos principalmente para as pessoas de constituições Vata e Kapha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário