Kalayasa Fan Page

19 agosto, 2009

Vegetarianismo: Como e Por Quê

Na Índia, o vegetarianismo é mais que uma tradição, pois ele tem suas raízes nas escrituras védicas, que são os próprios alicerces do continente indiano. O vegetarianismo, sem dúvida, não tem fronteiras, e os países ocidentais têm também seus vegetarianos, mas, como estes representam uma minoria (que, porém, ganha mais adeptos a cada dia), são geralmente considerados como se vivessem num mundo de sonho e fantasia. Contudo, os mais bem informados começam a descobrir aquilo que os textos antigos apoiam desde milhares de anos: o vegetarianismo é, para o ser humano, a melhor maneira de alimentar-se.
A palavra vegetariano vem da palavra latina vegetus, que significa sadio, fresco, vivo, como o homo vegetus, isto é, "uma pessoa mental e fisicamente sadia". O "vegetarianismo" implica também numa linha de conduta filosófica e moral; ele não se restringe a seguir apenas um regime alimentar. Sem dúvida, existem muitas teorias sobre a alimentação, mas as escrituras da Índia definem o vegetarianismo como sendo a abstenção de carne, peixe e ovos.
Combinando cereais, frutas e legumes, e dando uma importância particular aos produtos lácteos, o regime védico se harmoniza perfeitamente com as leis naturais. Com fundamentos numa filosofia sadia, na ciência e no bom senso, ele está presente na civilização indiana desde os tempos mais remotos.

Continue acompanhando as próximas postagens iremos ver algumas das principais razões que o homem possui para se tornar vegetariano.

Fonte: Un Gout Superieur - La cuisine tradicionnelle de I'Inde - The Bhaktivedanta Book Trust International

Nenhum comentário:

Postar um comentário