Kalayasa Fan Page

26 junho, 2013

A Índia e o Chá

Inspirado no post de Ayurvedicamente:


A História

Plantas de chá tem crescido na região de Assam desde a antiguidade, mas historicamente, os habitantes do sul da Ásia viam o chá como um remédio herbal mais do que uma bebida recreativa. Algumas das misturas de especiarias usadas no chai masala atualmente tem origem nos textos da medicina ayurvédica.
Na década de 1830, a Companhia das Índias Orientais inglesa tornou-se preocupada com o monopólio chinês do chá, que constituía a maior parte do seu comércio e dava suporte ao enorme consumo de chá na Grã-Bretanha, aproximadamente uma libra (por peso) por pessoa por ano. Colonizadores britânicos haviam recentemente notado a existência de plantas de chá assamesas, e passaram então a cultivar plantações de chá in loco. Mais de 90% do chá consumido na Grã-Bretanha ainda era de origem chinesa em 1870, mas em 1900, esta procentagem havia caído para 10%, em grande parte substituído pelo chá crescido na Índia (50%) e Ceilão (33%).
Entretanto, o consumo do chá dentro da Índia permaneceu pequeno até que uma campanha promocional agressiva pela companhia inglesa Indian Tea Association no início do século XX, que encorajava fábricas, minas e moinhos têxteis a fornecer intervalos para tomar chá para seus trabalhadores. Ela também deu suporte a diversos chai wallahs independentes ao redor do sistema ferroviário crescente.
A promoção oficial do chá era como servido à moda inglesa, com pequenas quantidades de leite e açúcar. A Indian Tea Association inicialmente não aprovava a tendência dos vendedores independentes de adicionar especiarias e aumentar grandemente as proporções de leite e açúcar, assim reduzindo seu uso (e portanto a compra) de folhas de chá por volume líquido. Entretanto, masala chai na sua forma atual estabeleceu-se firmemente como uma bebida popular, não apenas sobrevivendo ao Raj Britânico mas espalhando-se além do sul da Ásia para o resto do mundo.

A Preparação

O método tradicinal mais simples de preparação do masala chai é o de ferver uma mistura de leite e água com folhas soltas de chá, adoçantes e especiariais não moídas. Mercados indianos ao redor do mundo vendem diversas marcas de "chai masala," (Hindi चाय मसाला [chāy masālā], "chá com especiarias") para este propósito, embora muitas pessoas preparem a sua própria mistura. O chá sólido e os resíduos das especiarias são coados antes de servir-se o chá.


Fonte da imagem: http://www.hellogoodsip.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário