Kalayasa Fan Page

05 março, 2013

Vata + outono/inverno = ar, ar, ar...

Não sei como está aí na sua cidade, mas por aqui as águas de Março estão realmente fechando o verão, e é muita água.
Com isso começamos nosso assunto da postagem de hoje: Outono Inverno!
Quando falamos em Outono e Inverno logo pensamos em vento, frio, folhas secas, e nas mentes que pensam Ayurveda já vem logo... VATA! Oh dear! It's cooming the vata time! 
Já não é segredo que o dosha Vata é formado por AR+Espaço, somando esta combinação com o ar e a "secura" do tempo = cuidados.
Quem já é de constituição Vata, naturalmente é frio, seco, áspero, leve (digo, fisicamente).Estes devem tomar maiores cuidados, mas todos devem prestar atenção aos possíveis desequilíbrio vatas, como por exemplo, digestão irregular, gazes, pele seca, fadiga, etc.
O que devem fazer?
Vamos fazer coisas opostas ao que significa estar demasiadamente vata. Por exemplo, se o clima está seco, sua pele está seca, internamente você está precisando de nutrir, olear. Tudo que você for comer deve prestar atenção, observe a natureza do alimento, como ele é, qual seu sabor (adstringente, picante, doce...) Os alimentos cozidos são melhor digeridos e mais nutritivos, as castanhas podem parecer secas por fora, mas são oleosas naturalmente, essas são ótimas para vatas, basta apenas 2 ou 3 por dia. O ghee, nutre de maneira saudável, não coma nada que seja amargo, ou que esteja cru, como saladas. Se for comer folhas, refogue com um pouco de ghee ou azeite de oliva. 
Além dos alimentos alguns fatores são de extrema importância para manter um Vata equilibrado, por exemplo o sono! Ah o sono! Durma mais cedo, tranquilamente sem estímulos sonoros ou visuais antes de deitar e acorde cedo e faça suas atividades e se apresentará um vata "supimpa"! Agora durma tarde, acorde tarde, não faça exercícios, fique vendo tv até de madrugada e se mostre um vata descontrolado, que não sabe onde guardou as chaves, faz 300 coisas mas não finaliza nenhuma, não tem fome, não tem ânimo,...
Bom, fechando o assunto que poderia resultar em livro, o que quero dizer é que se você já tem características Vata e vem vindo o outono/inverno, tome os cuidados necessários, tenha mais atenção às suas refeições, não coma só por comer, não durma tarde demais, faça um exercício, e não que eu queira ser repetitiva com o mesmo discurso de todos de como ser saudável, apenas quero deixar aqui dicas para que não haja desequilíbrios no futuro, para que não se sinta sempre cansado, para que os cabelos e unhas estejam em ordem, para que a digestão aconteça naturalmente, para que você tenha fome (de manhã, no almoço e no jantar), para que você se lembre onde foi que guardou as benditas chaves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário