Kalayasa Fan Page

23 novembro, 2012

Receita para o final de semana

Hoje quero passar uma receita para café da manhã, aproveitando que já é quase final de semana, vou deixar vocês com vontade de começar o dia bem servidos!
A receita é: Panquecas de pêssego com sementes de papoula


Aproveitando que estamos na época de colheita de pêssegos, a receita original leva pêssegos maduros e sementes de papoula, que podem facilmente serem substituídas por uma pitada de noz moscada ou erva-doce ou cardamomo. Mas é um deleite em uma manhã de fim de semana preguiçoso! Na foto acima, alguns  pêssegos, amoras e bananas de extra!

Ingredientes secos
1 xícara de farinha
2 colheres de sopa de açúcar mascavo 
1 colheres de sopa de sementes de papoula (se for noz moscada ou cardamomo usar 1 colher de café)
Fermento em pó 1/2 colher de sopa 
1/4 colher de chá de sal

Ingredientes molhados
1 ovo
1 colher de sopa de óleo de girassol ou ghee derretido
3/4 xícara de leite 
1/2 xícara iogurte natural 
1 colher de chá de baunilha

2 pêssegos, cortados

Em uma tigela média, misture todos os ingredientes secos. Em uma pequena tigela, bata ligeiramente o ovo e misture no restante ingredientes molhados. Fazer um buraco no centro dos ingredientes secos, jogue a mistura líquida e bata bem para misturar. A massa vai ser um pouco grossa.

Aqueça uma frigideira grande e adicione um pouco de óleo (ghee). Quando estiver bem quente (em meio a fogo médio-alto), meça 1/4 xícara de porções de massa na frigideira. Coloque as fatias de pêssego sobre a massa, deixe cozinhar por 2 minutos, em seguida, virar e cozinhar mais 2 minutos. 

Sirva quente com manteiga ou ghee,  ou mel, e, se quiser, uma colherada extra de iogurte, frutas um pouco mais, e um raminho de hortelã.. Faz cerca de 8 ou 9 panquecas.

Opções veganas
Use leite de arroz, soja ou de amêndoa e iogurte de soja. Omitir completamente ovo e substitua por uma mistura de 1 colher de sopa de linhaça  misturado com 1/4 xícara água quente, ou metade de uma banana amassada tipo purê. 

Dicas individuais para os doshas
VATAS usar a farinha de arroz, trigo ou aveia; para comer rege com mel.
Pittas optar por damascos em vez de pêssegos; use farinha de trigo, arroz, aveia ou de cevada; 
Kaphas usar quinoa, cevada ou farinha de arroz, não adicionar açúcar à mistura seca; coma as panquecas com geleias de frutas sem açúcar ou mel, e ghee muito pouco; escolha leite de  soja ou de cabra.
Receita de Claudia Davila

Nenhum comentário:

Postar um comentário