Kalayasa Fan Page

08 outubro, 2012

Mantendo Vata/Pitta em equilíbrio

No Ocidente, nós criamos várias maneiras de determinar o valor nutricional dos alimentos que comemos. De contagem de calorias, gordura e carboidratos, para minerais e nutrientes essenciais - a nossa comida é principalmente com base em uma porcentagem de uma dose diária recomendada. Isso, é claro, pode causar uma grande quantidade de consternação e obsessão, especialmente quando você é Vata / Pitta  tentando balancear seus doshas com uma dieta "equilibrada"!


No Ayurveda, o foco é na qualidade do sabor dos alimentos e como esses sabores interagem com a fisiologia do indivíduo. Há seis sabores no Ayurveda. Eles são compostos por doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente.


Para você, querido Vata / Pitta, os sabores que são os melhores para equilibrar seu dosha é na maioria das vezes o doce, alternando, com doses menores de ácido e salgado se você estiver se sentindo mais Vata em excesso, ou seja com fome e disgestão irregulares, sono leve, insônia, mudanças de humor, constipação intestinal, dores generalizadas, fácil cansaço. Alimentos com estes sabores podem mantê-lo equilibrado, calmo (imagine!) e focado. Mas se você estiver se sentindo com Pitta em excesso, que significa, irritável, calor excessivo, muita fome, muita sede, sudorese abundante, agni exacerbado, problemas de pele, os sabores ideias para equilibrá-lo são doce, amargo e adstringente. 
Os alimentos doces, como pêssegos, ameixas doces, uvas, melões, batatas doces, cenouras, beterrabas e, leite, ghee, arroz e trigo, manjericão e alcaçuz são refrescantes. Eles também têm a capacidade de ajudar a produzir o desenvolvimento saudável dos tecidos.
Alimentos amargos, como ruibarbo, alface romana, espinafre, acelga e raiz de açafrão e feno-grego são considerados como tendo propriedades, o que pode reduzir a sensação de queimação no corpo, pode limpar o sangue e reduzir toxinas no corpo.
Alimentos adstringentes, como romã, quiabo, salsa, açafrão, manjericão podem reduzir a febre e diarreia, são considerados como tendo propriedades anti-inflamatórias, mas em excesso pode causar um aumento de constipação.
Os alimentos que são ácidos, salgados e picantes na natureza podem ser consumidos com moderação, mas lembre-se, o consumo excessivo destes pode aumentar a sua natureza expansiva, e pode aumentar demais o fogo que causa gastrites, ulceras, impaciência, raiva Então, cuidado, use com parcimônia!


4 comentários:

  1. Eu fiz uma consulta com um médico ayurveda e ele disse que sou PITTA-VATA, mas o meu desequilíbrio é em Kapha. Passou uma dieta muito restrita. Estou com dificuldade de me alimentar. Tem sugestão de cardápio? Onde acho receitas.
    Não posso comer trigo integral, inhame e mandioca. Nem leite nem açucar, nem feijão comum, nem carnes. Preciso aprender a fazer ...

    ResponderExcluir