Kalayasa Fan Page

07 fevereiro, 2012

Uma aula para cuidar dos pés

Cuidar dos pés é importante não só para mantê-los com uma boa aparência, mas também para deixá-los saudáveis – livres de calos, unhas encravadas e infecções. Cortar as unhas da forma reta, sem aparar os cantos, ajuda a evitar problemas e sofrimentos futuros.
Para prevenir calos, é indicado pisar corretamente. Portanto, escolher um sapato adequado, do tamanho certo, é fundamental. Segundo a dermatologista Márcia Purceli, alicates, cortadores de unhas e outros utensílios devem ser individuais para prevenir contaminações.

Achei este artigo do blog Farmacêutica Curiosa bem interessante, pois para cuidar das unhas deve-se ter bastante atenção, pois são sensíveis e quando fazemos algo errado, é perigoso inflamar e doer muito.
"Para renovar as unhas das mãos, levam-se até 3 meses, contra 8 meses do dedão (a pele é trocada por inteiro em 30 dias e os cabelos vivem até 5 anos). O ideal é não retirar a cutícula, apenas empurrá-la, já que a região fica muito próxima da parte viva da unha, onde uma inflamação pode ocorrer facilmente. No salão de beleza, as manicures e pedicures devem esterilizar os equipamentos em autoclave.
A cutícula é uma proteção e uma vedação da pele, por isso que, quanto mais for removida, mais grossa tende a ficar. Isso porque o organismo busca se proteger de eventuais ameaças.
De acordo com a dermatologista, as unhas das mãos crescem mais que as dos pés porque não há barreiras que as impeçam de nascer – como os sapatos fazem com os pés. E as unhas também precisam respirar: a recomendação é de que fiquem pelo menos um dia na semana livres de esmaltes ou bases."
Então atenção meninas, vocês que adoram esmaltes não se esqueçam que suas queridas unhas também precisam de "respirar", não deixem de dar um tempinho para elas!
"Segundo a podóloga Roseli Silva Bueno, lavar bem os pés – no meio dos dedos e ao redor das unhas – é extremamente importante para evitar problemas. Pessoas obesas, idosas, diabéticas e com dificuldade de locomoção podem usar uma banqueta de plástico no banheiro para fazer essa higiene corretamente. As unhas também podem ser limpas com uma escova de dentes macia. Depois do banho, deve-se hidratar os pés com creme."
Para quem está com as unhas fracas, precisando de um reforço, primeiro recomendo fazer um exame de sangue para verificar se existe falta de alguma vitamina, depois, se quiser um reforço consulte-nos para se informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário