Kalayasa Fan Page

09 setembro, 2011

Você tem sede de quê?

A água é
 vital para os seres vivos neste planeta. Dois terços da superfície terrestre é coberta com água, e 76% do corpo humano é constituído de água, portanto, a sede é o processo natural no corpo humano.

O Ayurveda trata da sede de acordo com o dosha. Em Ayurveda sede é conhecida como "trishna '.
Vata dosha é um elemento do ar

Pitta dosha é o elemento fogo

Kapha dosha é uma combinação de elementos terra e água

Sede ocorre quando vata e pitta dosha estão em desequilíbrio no corpo. Vata dosha está em desiquilíbrio quando há excesso de emoções, trabalho físico, excitação nervosa. Alimentos pesados​​, o jejum e qualquer outro desequilíbrio com relação à alimentação aumentam pitta dosha. 
Causas da desidratação 

  • Verão ou tempo seco
  • Trabalho ou o exercício físico
  • Stress mental
  • Após refeição pesada
  • Diabetes
  • Drogas - anticolinérgicos, demeclociclina, diuréticos, fenotiazinas
  • Perda de água (diarréia, vômitos)

Sinais e sintomas


Sudorese excessiva, boca seca, 
fadiga

Tratamentos caseiros

Suco de Amla é útil em sede excessiva, água de coco, melancia (com algumas gotas de limão, seu antídoto), suco de limão com mel também é bem conhecido de todos 
é útil em desidratação. 
Quando o problema da desidratação é o tempo seco?RECOMENDAÇÕES DE SAÚDE FRENTE AO TEMPO SECO: 
Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde irá dormir;
Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;
Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, já que este ajuda a ressecar o ambiente;
Realizar atividades físicas antes das 10h ou após 17h, quando o ar está mais úmido;
Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;
Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes;
Usar persianas laváveis;
Evitar plantas dentro da casa;
Não deixar ninguém fumar dentro de casa;
Usar roupas leves quando a temperatura estiver elevada;
Usar soro fisiológico para os olhos ou narinas se houver irritação;
Evitar animais dentro de casa.


Todos precisam de cuidados quando há perigo de desidratação inclusive seu pet!
Saiba como proteger seu animal de estimação do tempo seco:
A baixa umidade do ar, que colocou em alerta 136 cidades brasileiras também causa desconforto nos animais e, muitas vezes, afeta a saúde dos pets. O problema é que, presos em casas ou em apartamentos, eles não conseguem, sozinhos, evitar as consequências do tempo seco em suas vidas. Dependem de seus donos, por exemplo, para ter água disponível sempre que estiverem com sede ou com vontade de tomar um bom banho.
Alguns sintomas apresentados pelos animais nessa situação são bastante parecidos com os desenvolvidos pelos humanos, explica a professora Mirela Tinucci Costa, da faculdade de medicina veterinária da Unesp (campus de Jaboticabal).
- Os cães e os gatos, principalmente, podem apresentar irritação e coceira nos olhos, boca seca, dificuldade para respirar e desidratação. Aves ficam desidratadas muito rapidamente, porque são pequenas. Quanto menor o bicho, mais rápido é o processo de desidratação. É comum também aumentar a incidência de doenças virais, disseminadas por inalação. Algumas, como a cinomose, são extremamente graves. Por isso, é importante manter a vacinação do pet em dia.
Se perceber que os olhos de sua mascote andam irritados ou ressecados, uma boa dica é lavá-los com água filtrada ou soro fisiológico. O mesmo vale para molhar a ponta do nariz, ensina Alexandre Sato, diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.
- Sangramentos nasais são comuns durante a seca, e o risco de bronquite e de pneumonia também cresce entre a população animal.
Segundo a especialista da Unesp, animais idosos ou com a saúde debilitada pedem atenção redobrada. O mesmo vale para espécies que costumam passar parte do dia na água, como tartarugas e cágados. Para todos, o principal risco é a desidratação, que, em níveis acentuados, causa doenças graves, problemas no rim e morte.
- Conforme o organismo se desidrata, o sangue fica mais viscoso. Com o passar do tempo, o coração começa a ter dificuldade para bombear, e surgem problemas de irrigação de tecidos do corpo. Por fim, ocorre a coagulação desse sangue nos vasos de menor calibre. É a morte iminente.

Um comentário: