Kalayasa Fan Page

23 agosto, 2011

Abordagem ayurvédica para ciclos menstruais mais saudáveis

Há um consenso geral entre os médicos Ayurvedicos, a respeito de porque há quantidade excessiva de distúrbios femininos no Ocidente e não tanto nas mulheres indianas, e descobriram que tem muito a ver com honrar o próprio ciclo.

Na Índia, o ciclo menstrual é um ciclo altamente respeitado que é uma expressão da conexão do sexo feminino aos ciclos da lua. Este ciclo regula as marés, as migrações, os tempos de acasalamento, e, claro, o ciclo de 28 dias da menstruação.
Menstruação é uma época natural de limpeza e rejuvenescimento, tradicionalmente acompanhado por um tempo de descanso ou esforços leves. Entende-se que em culturas tradicionais, existem famílias que apoiam as mulheres durante seu ciclo mensal e através de menstruação. Aqui no Ocidente, este não é o caso. No entanto, isso não significa que as mulheres modernas que trabalham não podem respeitar essa época do mês, tendo uma carga mais leve ou programação em função de sua época do mês.


Basicamente, a recomendação Ayurveda é agir de acordo com a forma como se sente. Ignorando este ciclo, muitas vezes, pode levar a um grande número de queixas pré-menstrual e menstrual. Se houver algum desejo para descansar durante a menstruação e este não for atendido, então os sintomas de algum tipo certamente virão. Este descanso não é um sinal de fraqueza, é um tempo de retrocesso, recarregar as baterias, para que se possa mais tarde envolver-se em uma atividade mais dinâmica. Alguns dos médicos Ayurveda comentam  que o ciclo menstrual e limpeza mensal é um dos fatores que elevam a expectativa de vida geralmente mais longas para as mulheres.

Um ciclo menstrual saudável é essencial para a saúde da mulher e o bem-estar. A maioria das mulheres passam pela TPM ou dores menstruais em algum momento de suas vidas. Oscilações hormonais podem afetar drasticamente o delicado equilíbrio do corpo levando a uma miríade de queixas associadas com a TPM e seu ciclo mensal. O número de reclamações é ainda mais provável a aumentar à medida que as mulheres se expõem a uma quantidade sem precedentes de produtos químicos tóxicos ambientais que, uma vez dentro do corpo humano, têm a capacidade de imitar o estrogênio. Estes estrogênios ambientais vêm de pílulas anticoncepcionais, poluentes, aditivos alimentares, pesticidas, plásticos e muitas outras fontes. Estes xeno-estrogênios (estrogênios estrangeiros) levam a uma relativa predominância-estrogênica que cria uma infinidade de sintomas e condições, incluindo infertilidade, miomas, câncer, envelhecimento precoce, TPM e problemas menstruais. 

Recomendações para um ciclo menstrual saudável

As mulheres nunca devem beber qualquer bebida gelada antes e durante a menstruação ou nadar em água fria. Frio provoca estagnação no corpo e vai exacerbar os problemas menstruais. A dieta antes e durante o ciclo deve ser leve, os alimentos devem ser nutritivos, quentes, por exemplo, legumes levemente cozidos no vapor, bem cozidos de grãos, as  folhas verdes e ervas verdes, como manjericão, coentro, ou salsa. Especiarias, como erva-doce, coentro, açafrão e cardamomo são maravilhosos para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da TPM. Muitas mulheres têm desejos de comida durante a TPM, e os desejos geralmente se concentram em doces e snacks, como sorvete, chocolate e batatas fritas. 
Ayurveda olha para os indivíduos de forma diferente, dependendo de seu tipo de dosha Vata, Pitta ou Kapha:
Desequilíbrio Vata:
Alterações de humor e ansiedade, tensão nervosa, depressão, insônia, esquecimento, constipação, dor menstrual / cãibras, dores nas costas, longo período com fluxo escuro, coagulado; irregularidade de períodos ou amenorréia (ausência de menstruação).
Evitar alimentos frios e crus. Em vez disso, prefira sopas, arroz e legumes cozidos. Evite a exposição a dispositivos sem fio e computadores.

Desequilíbrio Pitta:
Irritabilidade e raiva, desejos de doces, aumento do apetite, dor de cabeça (especialmente a enxaqueca), o calor excessivo do corpo ou sudorese, diarréia, erupções na pele / acne, sangramento menstrual excessivo, aumento da frequência de períodos, o fluxo de vermelho brilhante.
Evite alimentos que são quentes e picantes, evitar álcool e cafeína. Não se envolva em exercício excessivo e ter refeições regulares.

Desequilíbrio Kapha:
Ganho de peso, sensibilidade mamária, retenção de líquidos, inchaço abdominal, acne, rigidez nas costas, dores nas articulaçõespalidez, o fluxo menstrual com mais muco.
Evitar produtos lácteos e alimentos fritos ou oleosos, como manteigas
.
Em geral, aqueles com um desequilíbrio Vata obterão os melhores resultados com descanso, meditação e uma rotina regular. Aqueles com um desequilíbrio Pitta respondem melhor ao ciclo mensal, evitando o calor e exercícios fortes e aqueles com um desequilíbrio Kapha devem procurar ervas, exercícios e dieta leves para terem melhor efeito.


Yoga
A prática regular de yoga ajuda a prevenir os sintomas da TPM em três maneiras. Primeiro, libera endorfina, o criador de humor natural do corpo. Segundo, acalma o sistema nervoso central e aumenta o fluxo de sangue oxigenado para os órgãos reprodutivos. Terceiro, que elimina o estresse e estimula o relaxamento profundo, que ainda silencia os sintomas da TPM. Durante a menstruação posturas invertidas e asanas vigorosos devem ser evitados.

Panchakarma
Com o enorme crescimento da indústria ao longo dos últimos 100 anos, milhares de produtos químicos tóxicos têm sido introduzidos na nossa alimentação, ar, água e quase todos os produtos fabricados. Como resultado, estamos expostos a uma sobrecarga enorme potencialmente tóxicos durante a nossa vida. Regulares Panchakarmas (1-4 vezes por ano) ajudam o corpo a eliminar toxinas, rejuvenescer, fortalecer e equilibrar os doshas. 
Panchakarma oferece os tratamentos mais poderoso para a remoção de toxinas e equilibrando o corpo / mente. O programa Panchakarma consiste em uma dieta de limpeza específica reforçada por diárias massagens com óleos quentes, saunas a vapor, leves enemas, esfoliação corporal e muitos tratamentos mais individualizados.

Conclusão
Não há razão para o ciclo mensal a ser desconfortável. A vida da mulher deve ser preenchida com alegria e felicidade a cada momento, inclusive durante o ciclo menstrual. Apenas tomando alguns passos pequenos para criar equilíbrio, terá um profundo efeito sobre o corpo e a mente.
by Claudia Brachtl, L.Ac http://www.sbwellnessdirectory.com

Um comentário: