Kalayasa Fan Page

26 julho, 2011

Continuando contra os plásticos tóxicos

Episodio de hoje: 

Mães contra plástico tóxico na mamadeira

O Bisfenol A, substância tóxica presente no policarbonato (plástico usado em mamadeiras), virou alvo de uma campanha encabeçada por mães na internet. Elas têm divulgado um selo com os dizeres “Meu bebê merece mamadeira sem Bisfenol”. “Já são cerca de 50 blogs com o selinho. Nosso objetivo é chamar a atenção das autoridades”, afirma a tradutora Fabiana Dupont, 38 anos, que aderiu à campanha.
Segundo estudos da divisão paulista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP), o componente age como um hormônio sintético e sua ingestão pode provocar câncer, diabete, obesidade, infertilidade e outras doenças. E os bebês são os mais vulneráveis aos efeitos do produto.
Para conscientizar as mães sobre as ameaças do Bisfenol, a SBEM planeja iniciar uma campanha. “Pretendemos esclarecer a população. Não é para abolir o plástico como um todo, mas educar para que as pessoas entendam como aquele recipiente pode liberar o bisfenol”, explica a endocrinologista da entidade e conselheira do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Ieda Therezinha Verreschi.
Atualmente, o Bisfenol é proibido em três países: Canadá, Costa Rica e Dinamarca. Nos Estados Unidos, pelo menos quatro estados também já proibiram a fabricação de mamadeiras com o policarbonato.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as determinações de produtos devem ser adotadas pelo Mercosul e, portanto, precisam ser aceitas dentro do bloco econômico antes de serem incorporadas na legislação de cada país.
Fonte:www.otaodoconsumo.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário