Kalayasa Fan Page

08 dezembro, 2010

"Da panela viemos"

Em uma matéria da Revista Super Interessante deste mês, chamada "Da panela Viemos" explica uma nova teoria que defende que somos o que somos graças a um hábito muito simples: o cozimento dos aliemntos.
Numa tarde de inverno de 1998, Richard Wrangham, um antropólogo de Harvard, teve uma epifania. "Somos humanos porque cozinhamos nossos alimentos!", ele teve certeza naquele momento.
Richard Wrabgham, então, passou os 10 anos seguintes pesquisando o assunto para, finalmente, colocar sua teoria no papel. Ele defende que não apenas começamos a cozinhar bem antes de nos tornarmos humanos como nos tornamos humanos justamente por causa disso.
Através destes estudos que ele fez com chimpanzés na Tanzânia, inuítes no norte do Canadá, o povo !Kung do Kalahari e aborígenes australianos, percebeu:"Não passamos bem com dientas cruas, nenhuma cultura se baseia nelas, e adaptações em nosso corpo explicam porque não consumidos só crus."
Por que cozinhar a comida é algo tão importante que todas as sociedades humanas resolveram incluir esse hábito em sua cultura? Provavelmente porque alimentos cozindos são digeridos mais facilemente do que os crus, já que o organismo gasta menos energia para quebrar suas moléculas. O calor promove a quebra dessa moléculas, fazendo com que suas ligações internas se enfraqueçam e fiquem expostas à ação das enzimas digestivas. Estudosobre o amido cozido presente na aveia, no trigo, nas batatas, por exemplo, revela que 95% dele é digerido pelo corpo humano.
Para comprovar este ganho energético, Wranghan foi atrás dos crudívoros - pessoas que voluntariamente optam por uma dieta crua por acreditar que terão uma saúde melhor. As pesquisas com esses grupos mostraram que, além de perderem em média 10 quilos,quase um terço das pessoas apresentava deficiciência crônica de energia.
Mas as desvantagens são ainda mais graves: a função reprodutiva também fica comprometida. Cerca de 50% das mulheres com dietas cruas param de menstruar e os homens também sofrem alterações em suas funções reprodutivas.
Esta reportagem da Super Interessante apenas comprova que a alimentação indiacada pela Ayurveda é correta e sábia. E só para relembrar:
"Outro tratamento importante é a definição de uma dieta que equilibre os doshas. De acordo com o ayurveda, a comida não deve ser nem muito cozida nem muito crua. E tem de ser ingerida morna, pois tudo que é gelado apaga agni, o “fogo” digestivo. O ayurveda é contra produtos enlatados, fermentados, refinados e quaisquer restos. A comida tem de ser feita na hora, de preferência sem agrotóxico – alimentos industrializados não possuem prana (energia)." Superinteressante


Pilulas de sabedoria


Inspire-se com algumas dicas de Charaka Samhita, texto clássico da Ayurveda:
1. “A condição de estar liberto das doenças é a melhor fonte de virtude, prosperidade, gratificação e emancipação. As doenças são destruidoras dessa fonte, do bem-estar e da própria vida.”

2. “O ayurveda é aquilo que trata do que é bom e do que é ruim, de uma vida de felicidade e de infelicidade, do que promove o desenvolvimento e do que não promove, da medida exata das coisas e da natureza.”

3. “Mente, noção de individualidade e corpo formam um tripé sobre o qual o mundo dos seres vivos se mantém.”

4. “O uso excessivo, o não uso e o mau uso do tempo, da inteligência e dos objetos dos sentidos é a tripla causa das doenças psíquicas e físicas.”

5. “O corpo e a mente são a sede das doenças e dos prazeres. O uso equilibrado é causa dos prazeres.”

6. “As doenças curáveis retrocedem pelas substâncias que têm propriedades energéticas opostas com a devida consideração quanto a dose, lugar e tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário