Kalayasa Fan Page

Dia-a-dia

Receitas para agni equilibrado
Água morna
Tomar pela manhã, em jejum, água morna com limão e sal (entre 6 e 10 da manhã a energia é predominantemente kapha). Água morna digere ama (toxinas) e sal e limão estimulam o agni, que está muito baixo a essa hora. Indicado para todos. As pessoas kapha substituem sal por mel.

Suco de gengibre 
Ralar o gengibre fresco, colocar dentro de um pano e torcer para tirar o suco.  Acrescentar três colheres de sopa de suco de limão, cinco colheres de chá de açúcar cristal orgânico e uma colher de chá de sal marinho não refinado ou sal de rocha. A mistura pode se guardada na geladeira por três dias e deve ser coada novamente quando usada por pessoas com irritação no estômago. Indicado para casos em que o agni está mais debilitado.

As toxinas
Ama: São as toxinas geradas por tudo que não foi digerido adequadamente; alimentos, sentimentos ou pensamentos. Toda doença vem do acúmulo de ama no organismo, que gera desequilíbrio dos doshas. Um dos principais formadores de ama é comer antes de a última refeição ter sido digerida.
O jeito mais fácil de reconhecer ama é estudar a cobertura da língua. Quando é acinzentada, é ama de vata. Se é amarelada, é ama de pitta e se é branca e pegajosa, é ama de kapha. 


PARA AUMENTAR OJAS
Receita ayurvédica da água de ouro: Ferver qualquer ouro (anel, corrente) em água em uma panela que não seja de alumínio, reduzir ¼ da água e tomar durante o dia.


Alimentação
É fundamental para a saúde, pois os panchakarmas e outros tratamentos são feitos esporadicamente, enquanto a alimentação acontece todos os dias. A alimentação saudável leva em conta oito fatores importantes:
1.    Prakriti: a natureza do alimento. Há uma relação direta entre a natureza do alimento e o posterior aparecimento de doenças.
2.    Karana: método de preparo. Você pode reduzir o impacto do alimento no dosha de acordo com a forma como ele é preparado. Uma salada, por exemplo, pode agravar vata, mas se for temperada com azeite e limão, agrava menos. Os temperos são muito importantes.
3.    Samyoga: combinações. Algumas combinações fazem bem, outras, muito mal. Cereais e verduras (doce + salgado ou doce + adstringente) devem ser a base da alimentação.
4.    Rashi: quantidade. Devemos, teoricamente, comer o que cabe na palma de nossas mãos. A quantidade varia de acordo com fatores como qualidade do agni, idade e exercícios físicos. 
5.    Desha: o lugar onde nos alimentamos deve ser limpo e harmonioso. 
6.    Kala: horário, idade e estação do ano. Esses fatores têm um dosha que deve ser amenizado com a alimentação. 
7.    Upayogasamstha: as regras para ingestão de alimentos. Os alimentos devem ser, em sua maioria, levemente cozidos e bem temperados.
8.    Upayokta: características da pessoa que consome os alimentos. 
REVISTA Prana Yoga Journal

Tônicos para as crianças

O desenvolvimento do cérebro ocorre de maneira muito rápida na infância.  Da mesma maneira, a imunidade e a resistência dos tecidos e órgãos devem ter uma atenção especial. Quando a criança está em idade escolar, sofre muitas demandas nos estudos e também necessidade tonificar o cérebro e o organismo como um todo. Vou dar aqui algumas fórmulas simples que podem ser aplicadas. Podemos iniciá-los desde o nascimento e da-los regularmente, pela manhã, para promover o crescimento, o desenvolvimento e a inteligência.

  1. Raspar uma pequena peça de ouro puro sobre uma pedra limpa na qual você aplicou um pouco de mel e dar este mel medicado com ouro para a criança sugar. Este tônico estimula maravilhosamente o desenvolvimento e a imunidade.
  2. Este mesmo “raspado” de ouro com mel, associado a ervas como o Brahmi (Bacopa monnieri) e Sariva (Hemidesmus indicus) em crianças maiores
  3. Fazer uma suave fumigação (aplicar o pó sobre carvão em brasa, como se faz com incenso em igrejas) de cálamo aromático (Vacha ou Acorus calamus) no quarto onde está a criança, protege contra formas pensamentos negativas, acalma e estimula a mente.
  4. Pastas feitas com mel ou ghi associado a Brahmi, Shankapushpi e Vacha (Acorus calamus) estimula o desenvolvimento, a inteligência e protegem a criança
  5. Brahmi com Centella asiática, Triphala, Shatavari, Vacha e Chitrak é um composto geral para o desenvolvimento.
  6. Ghi medicado com o suco fresco da erva Brahmi. Aqui no Brasil se encontra facilmente a acariçoba (Hidrocotile umbelata), que pode ser utilizada em dose apropriada, com efeitos semelhantes ao Brahmi.
  7. De acordo com a constituição:
    1. Se o bebê tem constituição Vata – dar ghi e bastante massagem com óleo de gergelim.
    2. Se é Pitta – ghi, amalaki.
    3. Se é Kapha – mel, pippali, haritaki
Sobre a alimentação a criança deve aprender e ser estimulada a comer somente quando tiver fome e aprender a diferenciar a fome orgânica, real, da ansiedade e compulsão por comer, especialmente as crianças Kapha. As crianças Vata devem ter seu apetite estimulado por ervas como gengibre e outros picantes suaves. Em geral elas são “crianças problema” em relação à alimentação porque são excitadas, muito ativas, com pouca fome e sentem que estão perdendo tempo nas brincadeiras quando param para comer.
Receita para estimular o apetite, a digestão e auxiliar nos problemas respiratórios e digestivos, principalmente para as crianças Kapha e Vata, mas também pode ser utilizado para as Pitta quando houverem problemas: suco de gengibre (3 colheres de sopa), suco de limão (3 colheres de sopa), sal (1 colher de chá) e açúcar mascavo (5 colheres de chá). O suco de gengibre pode ser extraído ralando o gengibre fresco e torcendo a massa em um pano ou colocando em uma processadora. Misture tudo e guarde na geladeira. Ajuste a dose, desde gotas para os bebês até uma colher de chá desta mistura pura para as crianças maiores, de 2 a 3 vezes ao dia quando queremos estimular a digestão e o apetite até várias vezes quando acriança está com problemas de muco, gripes, ou náusea e vômito.
Várias ervas aqui citadas são de uso comum entre os profissionais de Ayurveda também no Brasil. Consulte-os para maiores informações.
Não se esqueçam que, neste pequeno artigo, demos apenas algumas linhas gerais da visão ayurvedica. Nada disso substitui a orientação do médico, mas realça a importância de cuidarmos de nossas crianças, tal como fica bem expresso no mantra que o pai, quando toma em seus braços o filho recém nascido, logo após ele ter saído do útero materno e, até mesmo antes de ser cortado o cordão umbelical, sussurra no ouvido direito (se for menino) ou esquerdo (se for menina): “Oh Filho (ou Filha), você nasceu de cada parte de meu corpo. Você representa minha alma. Possam as estrelas, os dias e as noites protegerem você por 100 anos”
Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior

Rotina para os doshas

2 comentários:

  1. Fiquei emocionada com a aula toda sobre as crianças. Pretendo repassar esse conhecimento imediatamente para as pessoas

    ResponderExcluir
  2. Adquiri AMLA AVALEHA solicito que me informem como devo toma-lo.
    Obrigada
    Ky

    ResponderExcluir